sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Captação de água

O final do ano está chegando e com ele as chuvas de verão. Pensando nisso resolvi pesquisar um pouco mais sobre coletor de água e achei algumas ideias fáceis e que vão ajudar você a economizar usando a água da chuva para irrigar o jardim, lavar o carro, saciar a sede dos animais, lavar calçadas, varandas... 
Reciclando a água da chuva você economiza e ajudar o meio ambiente conservando um bem natural escasso no planeta. 
Esse é um trabalho para os Super Homens, entendeu amor?? Mulherada deixe que eles coloquem a mão na massa... no final, depois de um bom banho nada melhor que colo com direito a muitos carinhos para compensar, não acham?! Eles adoram!!

Montagem
• 1º passoPregue a calha em toda a extensão do telhado, fixando os pregos na telha a 50 centímetros uns dos outros. Deixe uma pequena inclinação para a água escorrer facilmente. Ao invés da calha, pode-se usar cano de PVC de 100 milímetros (tubo de esgoto) cortado pela transversal.

• 2º passo
Cole o tê na extremidade mais baixa da calha. Antes, porém, lixe as peças para adquirir boa aderência e depois passe a cola adesiva para PVC. Se a calha for de ferro galvanizado, utilize veda-calha para fixar o tê.

• 3º passo
Pegue um pedaço de cano PVC e, com uma serra, corte oito anéis de 1,5 centímetro de espessura. Cole um aro dentro de uma das extremidades do tubo de PVC. O comprimento do cano depende da altura do telhado em relação ao solo. Se for de três metros, o cano deverá ser de 2,5 metros, ou seja, sempre subtraia 50 centímetros da distância das telhas ao chão.

• 4º passo
Em seguida, cole o segundo anel dentro do primeiro e vá fazendo isso sucessivamente até colocar o último. Perceba que, com isso, haverá um afunilamento na extremidade do cano de PVC. Fixe este lado na parte inferior do tê. Na outra ponta do tubo, coloque a bolinha de plástico. Se não conseguir achá-la no tamanho exato, dá certo esvaziá-la ou enchê-la um pouco para ajustar.

• 5º passo
No final do cano, depois de colocar a bolinha, cole o joelho de PVC. Este será fixado ao redutor de esgoto, onde será colocado o registro de esfera, nesta ordem. Para dar sustentação, ponha embaixo do joelho uma madeira roliça. Não é preciso enterrá-la.

• 6º passo
Na outra extremidade do tê, fixe o segundo joelho. Em seguida, conecte nessa peça mais um pedaço do cano de PVC. O tamanho deste tubo deve ser um pouco menor que o outro (o que vai acumular a água suja). Para calcular seu comprimento, tenha em mente que a pia deve ficar a noventa centímetros do solo. Não se esqueça de descontar também a altura do recipiente. Se for utilizar um tambor com capacidade para 200 litros, subtraia 90 centímetros. No de 50 litros, diminua 55 centímetros.

• 7º passo
Encape a extremidade deste tubo com sombrite, ou tela, amarrando com um arame. Faça um furo na tampa do tambor de modo que o cano se encaixe. Coloque apenas três centímetros do tubo para dentro do recipiente.

• 8º passo
Na lateral do tambor, faça um furo de meia polegada e instale a torneira. A pia já vem com suporte, mas pode ser fixada a um pedaço roliço de madeira, onde o tambor também será colocado.
Material
 1 tê de esgoto de 100 milímetros por 100 milímetros
 1 torneira de PVC de 1/2 polegada
 1 lavatório de PVC
 1 redutor de esgoto de 100 milímetros por 50 milímetros
 1 registro de esfera soldável de 50 milímetros
 1 bucha redutora rosqueável de 3/4 de polegada por 1/2 polegada
 1 tambor de 50 litros ou de 200 litros (depende do tamanho do telhado e da quantidade de água utilizada na propriedade)
 1 pedaço de madeira roliça de seis centímetros de diâmetro
 2 joelhos de PVC para esgoto de 100 milímetros cada
 5 metros de tubo de esgoto de 100 milímetros
 10 centímetros de tubo soldável marrom de 50 milímetros
 1 peça de sombrite de 15 centímetros quadrados
 75 gramas de cola para PVC
 Lixa para ferro
 Fita veda-rosca
 Prego de telha
 Arame
 Mesa ou suporte para o lavatório
 Bola de plástico de nove centímetros de diâmetro
 Calha de PVC, ferro galvanizado ou plástico (a metragem depende do tamanho do telhado).
Todos estes materiais podem ser encontrados em lojas especializadas em agropecuária, construção civil e hidráulica.

Sistema utiliza esfera de plástico para livrar água da chuva de poeira, folhas e sujeira que se acumulam sobre as telhas
• Os anéis de PVC são colados na extremidade superior do cano, para impedir a passagem da bolinha de plástico
• A calha ou cano de PVC cortado deve ter uma pequena inclinação para facilitar o escorrimento da água da chuva
• Instale a torneira no tambor, rosqueando a bucha redutora por dentro e usando o veda-rosca. A pia pode ser fixada no suporte do tambor

Lembre-se, antes das chuvas limpe telhas e calhas para evitar entupimento do cano de captação. 



Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário