quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pets e os perigos de final de ano

Para quem tem bichinhos de estimação as festas de final de ano pode se transformar em um pesadelo se não  tomarmos algumas precauções. Assim como as crianças, os bichinhos são curiosos e adoram tudo que brilha, faz barulho.. e tem também as comidas que tanto nos dão água na boca, imagina nesses pequenos?! Vão aí algumas dicas de cuidados que DEVEMOS tomar com nossos amiguinhos peludos, ou de penas.. 

Shutterstock


Cuidado com os "perigos" de Natal.
  • Árvore de natal.
Shutterstock

Sabe como ela é vista pelos pets?! Como um enorme brinquedo.. diversão garantida?! Não, não. Perigo iminente!! Os enfeites das árvores são um perigo para eles. Gatos e cachorros adoram bolinhas e acabam ingerindo pedaços do enfeite. Outros atrativos como as fitas e sacolas devem ser evitados também.

Como evitar?! Coloque a árvore e enfeites fora do alcance deles e fique sempre de olho. Existem alguns inibidores com odor forte ou gosto ruim que evitam que os bichinhos se aproximem.

  • Pisca-pisca.

As luzes de natal nos encantam e hipnotizam. A beleza que agrada crianças e jovens de todas as idades atrai também a atenção dos animais e é aí que mora o perigo. O enfeite pode causar queimaduras nos focinhos e línguas dos pequenos pets, além do risco maior de alterações neurológicas ou metabólicas graves. 

Evite da mesma maneira que fez com as bolinhas, coloque em locais altos, longe do alcance.

  • Comidas e bebidas.
Shutterstock

Evite deixar comidas e bebidas em locais de fácil acesso, eles atraem os animais e podem causar vômitos, diarreia, além de engasgar e pasmem podem levar o seu filhote ao coma alcoólico. Sim, alguns animais sentem o cheirinho do vinho ou cerveja, por exemplo, e curiosos tomam o restinho deixado na latinha ou copo. 

O correto é dar a comidinha deles no mesmo horário da ceia. Antes dê petiscos próprios para cães e gatos, eles adoram.

  • Fogos de artifícios.

O que para nós é lindo, para nossos cães pode ser um grande tormento. A audição deles é aguçada assustando os pequenos e amedrontando os mais medrosos.

Para evitar que eles se machuquem ao correr e tentar se esconder fique perto deles, assim ficarão mais tranquilos.

  • Verão.

O calor está grande e nesses dias temos muitas maneiras de nos refrescar, faça o mesmo com seus bichinhos. 

O que fazer para amenizar esses dias quentes de verão?! Dê muita água gelada, frutas e lembre-se de deixá-los em local fresco, com sombra e pisos frios. Passeios em horários com pouco sol como no começo da manhã e finzinho de tarde. Para cachorros de pelagem clara use protetor solar específico para pets nas áreas sensíveis como as orelhas.

  • Viagem de carro.

A viagem, assim como para você, tem que ser confortável e para isso o transporte tem que ser especial, em caixas próprias para tal fim.

Atenção: EVITE alimentar o animal nas duas horas que antecedem a viagem para que ele não enjoe e vomite no carro. Se o percurso for longo, pare para descansar e passeie um pouco para ele fazer xixi. 
Procure fazer as viagens nos períodos mais frescos como manhã e fim de tarde.

  • Hotel "BOM PRA CACHORRO".

Se for viajar e não puder levar seu pet procure um "hotel" para eles. 

Nessa hora... certifique-se que é credenciado e que serão bem cuidados. Olhe as instalações, procure saber como são os horários de passeios, alimentação. Não esqueça de deixar todos os seus contatos para o caso de alguma emergência.



Agora é aproveitar as festas!!
bjs bjs bjs da Tha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário