quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aluga-se para temporada.

O carnaval está chegando. Muitos brasileiros preferem sair para comemorar o carnaval fora, vão para hotéis, camping, ou alugam casas. Separei algumas dicas que podem ser úteis. 



SXC
** e a saudade bateu!!


  1. Peça dicas para amigos e parentes. Alugar apartamento ou casa pela internet olhando apenas fotos pode ser perigoso e a decepção tende a acontecer, quando chegar na casa escolhida e ela não corresponder com as fotos e descrições vistas por você no site. Se for para algum lugar onde não conhece alguém ou não possua referência tente falar diretamente com o proprietário e solicite mais fotos. NÃO esqueça de expor todas as suas dúvidas.
  2. Procure um corretor na cidade escolhida e converse sobre suas necessidades, tipo de imóvel que procura, se está próximo ou não da praia, se é de fácil acesso, número de quartos... verifique também se o local sofre com falta d´água ou luz em época de alta temporada, se possui comércio, bares, feiras, farmácias por perto, tudo para não transformar o seu feriado em um pesadelo sem fim.
  3. Pergunte se é preciso levar roupa de cama e banho. DICA IMPORTANTE: pergunte se despesas como água, luz e gás estão embutidos no preço, geralmente está, mas não é uma regra.
  4. Não escolha a primeira opção logo de cara, pesquise. A alta temporada é concorrida então antecipe suas pesquisas e tenha mais de uma opção. 
  5. Faça uma vistoria no imóvel assim que chegar, de preferência acompanhado pelo responsável pelo local. Verifique se todos os itens que estavam no contrato estão lá, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos e tire qualquer dúvida que por ventura ainda tenha. Teste os chuveiros e alguns eletrônicos e eletrodomésticos para ver se estão funcionando.
  6. Não deixe de fazer um contrato de locação mesmo que o período seja pequeno, onde devem constar as datas de entrada e saída, valor e forma de pagamento, eventuais multas em caso de atraso, depredação ou desistência de uma das partes, números de pessoas que vão se hospedar, a descrição dos utensílios, eletroeletrônicos e eletrodomésticos existentes. A lei do inquilinato determina que o contrato de aluguel deva conter, obrigatoriamente, relação de móveis e utensílios e o estado em que se encontram. Portanto não sinta constrangido em falar caso encontre qualquer problema.
  7. Cheque caução. É normal o locador pedir uma quantia antecipada e ainda pedir algum tipo de garantia como fiador, cheque caução. ATENÇÃO!! Segundo o Creci RJ "O prazo de locação por temporada e limitado há 90 dias. Se depois da data estipulada no contrato você permanecer no imóvel, com a permissão do locador, por mais 30 dias, a locação fica prorrogada por tempo indeterminado, não podendo mais ser exigido pagamento antecipado. Nesse caso, então, passam a valer as condições convencionais de aluguel".
  8. Respeite o número máximo de pessoas. Exceder pode trazer dor de cabeça. 
  9. Caso necessite de autorização para estacionamento ou haja alarme com código você DEVE ser informado. Combine hora e local para pegar a chave e tente respeitar os horários.

Alguns links IMPORTANTES:



Fontes de pesquisa:
Pense Imóveis;
Creci RJ;
Revista EXAME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário