sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cores a favor. Use e abuse delas em espaços pequenos.

Olá amoras e amor!! A dica de hoje foi um pedido especial de uma amiga. Espaços pequenos não são difíceis de decorar, mas confesso que precisa de um pouco mais de criatividade e ousadia, mas lembre-se "menos é mais". Se você exagerar nos detalhes pode acabar com a sensação de espaço menor. Use CORES, estampas, objetos, mas tudo na medida certa para não carregar o ambiente de informações. Pensando nisso dei uma pesquisada e selecionei algumas dicas de ambientes pequenos, mas com a sensação de amplitude no ar.





Vejamos algumas dicas.

  • Invista no branco. Se quer dar a sensação de amplitude use cores claras como o branco e o gelo. Pinte as paredes e tetos no mesmo tom e terá a sensação que o ambiente é mais alto e maior.
DICA: opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma cor e utilize em tons de intensidade variados. 
  • Vá do escuro para o claro. Se quer uma parede com cor escura na sala, como vermelho ou berinjela, pinte apenas uma parede com essa cor e pinte as outras com cor clara. A cor clara acentua a luz e deixa o cômodo mais claro.
  • Colorido pontual. Se não quiser arriscar com cores fortes na parede, coloque-as na decoração. Use e Abuse das cores nas almofadas, vasos, enfeites mas lembre-se de usar uma paleta de cores que "casam". Cores quentes trás aconchego, cores frias deixa mais elegante.
  • Deixe a luz entrar. Use cortinas de tecido leve e claro e dê preferência para cortinas que vão até ao chão, esse truque invade a visão dando a sensação que o ambiente é mais alto. Tecidos pesados e que cobrem a parede toda tendem a deixar o espaço menor. 
DICA: uma opção para ambientes zen e alternativo use persiana de bambu. Fechadas ela veda a luz e deixa o ambiente mais escuro, ideal para assistir TV. Se quiser dar um toque de leveza use cortinas "falsas" de tecidos leves, elas são usadas apenas para decorar e dar um ar mais sofisticado ao ambiente. 
Se preferir dar um ar de requinte ao ambiente use cortinas estilo romano.
  • Listras. Invista nas listras para dar movimento. 
  • Espelhos: refletem a luz deixando o ambiente mais claro e iluminado. 

*** Não deixe que o medo e receio impeça você de usar suas cores preferidas. Arrisque, mas sempre ponderando para não exagerar. O segredo é saber usar as cores a seu favor. 

*** Cores claras na parede?! Invista no colorido nos detalhes. Cores fortes na parede?? Use cores neutras e claras na mobília e objetos.

*** Para ver Erros e Acertos no uso das cores clique aqui: http://casa.abril.com.br/materia/salas-coloridas-brunete-fraccaroli-comenta-as-escolhas.




 
Fontes:
Casa.com;
Casa e Jardim;
Eu Decoro;
GNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário