quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Organizando um Jantar.

Amoras e amor mais cedo eu falei sobre Receber com Estilo. Dei algumas sugestões para dar um toque pessoal à mesa e encantar os convidados. 
Neste post vou mostrar e falar um pouco da disposição dos pratos, talheres e taças em um jantar formal.


Jantar Formal.

Disposição dos pratos, talheres e copos à mesa.
- À esquerda do convidado, ao lado do prato ficam os garfos que seguem a ordem "fora para dentro", o prato e a faca de pão, que fica sobre o prato. O guardanapo pode ser colocado do lado esquerdo do convidado ou em cima do prato.
- À direita ficam as facas e as colheres dispostas na ordem de uso. Lembrando que a ordem é de fora para dentro, sempre. 
- Os talheres de sobremesa ficam acima dos pratos ou pode vir ao ser servida a sobremesa.
- As taças ficam dispostas acima dos talheres do lado direito.

IMPORTANTE: os pratos e talheres devem ser colocados a dois dedos da borda da mesa para não atrapalhar os convidados.



Posição dos Anfitriões e convidados.
A posição dos anfitriões pode ser na cabeceira (sistema inglês) da mesa ou no meio (sistema francês) seguindo uma hierarquia onde os mais idosos sentam-se ao lado dos anfitriãs. À direita do Anfitrião senta-se a mulher mais idosa ou a convidada de honra. O mesmo se repete com a Anfitriã, o homem sentado ao lado direito dela é o convidado de honra ou o senhor mais idoso.
Se tal formalidade não for necessária é possível dispor os convidados por afinidade, mas sempre se lembrando de colocar os casais sentados frente a frente.

Jantar a francesa.
É servido por garçons ou pelo empregado encarregado de servir o jantar. A primeira pessoa a ser servida é a mulher à direita do anfitrião seguidas das demais mulheres, sedo a última a ser servida a anfitriã. A seguir o homem sentado à direita da anfitriã é servido seguido dos demais e por último o anfitrião. 
A pessoa deve ser servida pela esquerda. Já as bebidas e talheres da sobremesa são servidos pela direita.

O brinde.
O brinde dá início ao jantar. Após o brinde é obrigatório que a pessoa prove um pouco da bebida.

Café ou licor?!
Os dois são aceitos. O café é uma cordialidade para o convidado. Chame todos para a sala e sirva o café em uma bandeja com bule, xícaras, açúcar e adoçante e quem servir deve perguntar como o convidado prefere, com açúcar ou adoçante. Sirva junto ao café biscoitos, passas, bombons, damascos, tâmaras em tamanhos pequenos e de fácil manuseio.
O licor pode ser no mínimo de dois ou três sabores servidos em taças apropriadas. E se achar apropriado um conhaque também é bem aceito.


Aproveitem o jantar e... bon apéttit!!

Mais dicas por Glória Kallil: http://www.youtube.com/watch?v=XuxBuHSQcMs.


Fonte: Luxo de Festa;
Glória Kalil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário